Quando iniciei o ano letivo 2012/2013, sabia que estava mais uma vez a entrar numa viagem, uma viagem que todos os anos os professores iniciam, procurando formas novas e diferentes, envolventes e motivadoras de cativar e aproximar os alunos da vida escolar. Enquanto formadora da componente técnica,  quando encontro uma turma do 1º ano e este ano, com a turma do 1º ano do Curso de Restauração- variante Restaurante – Bar (1º M), debati-me sempre com a problemática de envolver os alunos com a profissão – Hotelaria e Restauração, e posteriormente descobrir e desenvolver as suas aptidões pessoais que se enquadrem no perfil de um profissional de hotelaria.

 A partir daí o percurso deixou de ser uma luta e passou a ser uma aventura, em que eu e os alunos trabalhamos em conjunto para desenvolver e aperfeiçoar técnicas do serviço de mesa, para que em cada serviço possamos melhorar o nosso trabalho e superar as expectativas dos nossos clientes, ou seja, todos os professores e funcionários que fazem as suas refeições no nosso Restaurante Pedagógico. A eles um agradecimento pois, sem eles as aulas práticas não seriam possíveis.

Quero salientar também a importância da colaboração e trabalho conjunto com o curso de Cozinha- Pastelaria (turma do 3º J) pois, graças à interação de cursos os alunos auferem maior autonomia e destreza nas aulas práticas.

Em suma, terminamos mais um ano, com um balanço positivo no que diz respeito às aptidões profissionais dos alunos do 1º M. Foi uma luta dura, mas quem acompanhou o percurso destes alunos pode confirmar as suas evoluções.

Haverá melhor forma de terminar um ano letivo? Pode até haver, mas esta, conseguida com esforço, partilha e sucesso tem um sabor a meta alcançada.

A formadora: Ana Clara Silva