ERASMUS +, projeto MAVIE “Ma ville engagée vers 2050 par les Objectifs de Développement Durable” na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Rodo – Régua

No âmbito do projeto Erasmus+, MAVIE, a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Rodo recebeu, entre os dias 13 e 17 de maio, alunos e professores de cinco países: França, Roménia, Grécia, Turquia e Itália.
Foi com grande expetativa e entusiasmo que a comunidade escolar aguardou a chegada e preparou a receção dos alunos e professores que nos visitaram. Também o Município do Peso da Régua recebeu os nossos parceiros com muita elegância e muito calor humano, bem caracterizadores das gentes durienses.
O tema desta mobilidade foi o enquadramento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODD). Assim, numa tentativa de dar a conhecer os interesses e as atividades dos jovens portugueses relacionados com os ODD, apresentou-se este tópico em vários domínios e dinamizaram-se diferentes atividades como workshop sobre os dez mandamentos do cidadão responsável (Charte du Citoyen Européen); o reaproveitamento das grainhas de uva para elaboração de produtos de beleza; a plantação de uma horta pedagógica e a elaboração de posters sobre os ODD em colaboração com Dominique Lefevre, Presidente da Terralbastra (ONG). Foi uma semana muito intensa em aprendizagem e convívio. Para além da partilha de ideias sobre os ODD, os alunos apresentaram os pontos fortes e fracos dos mesmos, com a ajuda dos docentes da universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, numa sessão de trabalho muito interessante na Universidade. Reconhecendo a importância dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a preservação do ambiente e para a promoção da sustentabilidade, alunos e professores visitaram o nosso património e maravilharam-se com a fauna e a flora da nossa região, com uma paragem obrigatória em São Leonardo de Galafura, onde a admiração foi enorme perante a vastidão do nosso Reino Maravilhoso.
Valorizando a Região Duriense, a vinha e o vinho, as suas paisagens e as suas gentes, realizou-se uma viagem de comboio, Régua-Pinhão, com o rio Douro como companheiro, e visitou-se as diferentes valências da Quinta das Carvalhas.
Dinamizaram-se ainda atividades para mostrar o que, no domínio cultural, existe disponível para a comunidade, tendo-se visitado diferentes espaços da cidade da Régua e também o Museu do Douro, onde se ficou a conhecer, entre outras coisas, a história do vinho do Porto, que tanto deliciou os nossos parceiros.
Foi uma semana extraordinária. Os nossos parceiros ficaram a conhecer um pouco do Alto Douro Vinhateiro e a perceber o enquadramento dos ODD na nossa região no contexto profissional, empresarial e cultural.
Estamos já ansiosos pelo reencontro que será em Kalamatas, em outubro, para dar continuidade a este projeto, nunca esquecendo os ODD.