O Dia Mundial do Puzzle encaixa-se no calendário anual a 29 de janeiro.
O dia foi criado em 1995 nos Estados Unidos da América pelas empresas de jogos com o objetivo de promover este tipo de jogo no país. Entretanto, a data espalhou-se pelo mundo.
Puzzles de todos os tamanhos e feitios estão em destaque neste dia.
Como comemorar?
Neste dia internacional do puzzle é indispensável construir um puzzle, seja num website ou num tradicional jogo de tabuleiro.
Puzzles 2D e 3D, cubo de Rubik, puzzles de 100, 500 ou 1000 peças, palavras cruzadas, sudoku, existem diferentes tipos de puzzles para testar a capacidade de resolução de problemas.
Para aumentar a diversão pode-se estabelecer um tempo para resolver o puzzle ou competir com outras pessoas para descobrir quem é o mais rápido a concluir um puzzle. Também se pode resolver um puzzle em conjunto.
Sabia que?
O primeiro quebra-cabeça foi criado por volta de 1760, por um cartógrafo britânico chamado John Spilsbury, que montou um mapa em madeira e serrou à volta de cada país individual.
A construção de Spilsbury começou como uma distração, mas acabou por ajudar no ensino da Geografia.
No início do século 20, as revistas e os jornais descobriram que poderiam aumentar as suas assinaturas através da publicação de quebra-cabeças.
No dia 28 de janeiro, desafiamos os alunos a montarem puzzles ao longo do dia na Bibliorodo.