A Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Rodo comemorou o Dia Mundial da Alimentação, celebrado a 16 de outubro, com uma semana de atividades educativas, organizadas pela Equipa Eco-Escolas e com a excelente colaboração da Equipa PESES, BiblioRodo e dos Cursos Profissionais de Técnico Auxiliar de Saúde, Termalismo, e de Restauração variantes de Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar.

As atividades tiveram como objetivo sensibilizar a comunidade educativa para a importância da alimentação saudável e sustentável, promovendo hábitos alimentares mais equilibrados e conscientes.

No dia 16, o curso de Auxiliar de Saúde realizou, durante o dia, rastreios à tensão arterial, glicémia e IMC, para a sensibilização da importância de uma alimentação saudável e equilibrada, para a saúde.

No dia 17, os alunos do curso de Cozinha/Pastelaria prepararam uma sopa e uma sobremesa saudáveis e sustentáveis, para serem servidas a todo a comunidade escolar, durante o almoço. Houve o cuidado de confecionar as receitas com produtos locais e da época, tendo sido o desperdício alimentar reduzido ao mínimo.

No dia 18, foi a vez do curso de Restaurante/Bar servir sumos naturais, cujos restos foram devidamente colocados no compostor da escola.

No dia 19, os alunos foram convidados a ir à biblioteca escolar, onde foram sensibilizados para os benefícios do consumo de chá, podendo saborear os chás servidos pela turma do 1º e 2° ano do curso de Termalismo, enquanto liam livros sobre a alimentação saudável e sustentável. Os alunos do 2°ano do curso complementaram a atividade com uma massagem às mãos.

Por fim, no dia 20, os alunos assistiram, em sala de aula, a um vídeo sobre mitos da alimentação, tendo ainda exposto dúvidas que serão esclarecidas por um nutricionista que, em breve, virá à nossa escola.

Durante toda a semana, foram colocadas, por dia, duas perguntas subordinadas à temática referida em epígrafe, sendo a comunidade educativa desafiada a responder diariamente às questões, com a atribuição de um prémio (massagem de relaxamento oferecida pelo curso de Técnico de Termalismo) a quem respondesse corretamente, no menor tempo, ao maior número de questões.

As atividades realizadas foram um bom exemplo de como promover a educação para a cidadania, saúde e sustentabilidade, tendo, para isso, existido a preocupação de abranger o maior número de pessoas, através da diversificação das atividades realizadas.

A escola continua a apostar na educação ambiental, o que é um bom sinal. A educação ambiental é fundamental para promover a sustentabilidade e proteger o ambiente.

Por fim, como coordenador da equipa Eco-Escolas, deixo um agradecimento aos alunos e professores que colaboraram de forma muito empenhada nas atividades e contribuíram para o sucesso das mesmas.