Criação de uma Horta BIO com ervas aromáticas
Fase 1- Preparação do terreno
Ao longo do primeiro período, os alunos da turma do primeiro ano do Curso Técnico de Cozinha/Pastelaria, orientados pela professora Dina Tomé, na disciplina de Cozinha/Pastelaria, no módulo 1, foram incentivados para a criação de uma Horta Biológica onde pudessem cultivar essencialmente ervas aromáticas para, posteriormente, serem utilizadas na preparação e confeção de pratos.
Esta atividade tem vários objetivos, nomeadamente criar uma horta biológica; despertar o interesse dos alunos para o cultivo da horta; envolver os Encarregados de Educação na atividade; dar a oportunidade aos alunos de cultivarem plantas que, posteriormente serão utilizadas na preparação e confeção de pratos de culinária; criar, na escola, uma área verde, produtiva pela qual todos se sintam responsáveis; consciencializar os alunos para a importância de comer alimentos saudáveis e biológicos e participar no desafio “Hortas Bio” promovido pelo Programa Eco-Escolas.
Os alunos iniciaram a atividade com a escolha de um espaço próximo do edifício da cozinha onde têm as aulas práticas do curso. De seguida, começaram a preparar o terreno para o cultivo, utilizando para o efeito ferramentas adequadas.
Como nessa altura não se podia ter a presença de pessoas externas à escola, devido ao Plano de Contingência por causa da pandemia que assola o mundo, não foi possível a colaboração dos Encarregados de Educação na preparação do terreno para a horta. No entanto, os Encarregados de Educação acabaram por colaborar nesta atividade uma vez que enviavam pelos seus educandos sementes ou ervas aromáticas para serem plantadas na Horta criada para o efeito, bem como ensinamentos úteis para o cultivo da mesma.
Assim, ainda no primeiro período, os alunos semearam algumas ervas aromáticas, tais como: cebolinho, tomilho, salsa e hortelã, aguardando-se a germinação das mesmas.