Project Description

Técnico(a) de

Restaurante/Bar

Planear, coordenar e executar o serviço de restaurante e bar, respeitando as normas de higiene e segurança, em estabelecimentos de restauração e bebidas, integrados ou não em unidades hoteleiras, com vista a garantir um serviço de qualidade e satisfação do cliente.

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Perfil Profissional

O(a) Técnico(a) de Restaurante/Bar deverá:

  1. Planear e preparar o serviço de restaurante/bar, de acordo com as normas de higiene e segurança.
  2. Acolher e atender o cliente no serviço de restaurante/bar.
  3. Preparar e servir bebidas simples e compostas e alimentos e bebidas de cafetaria.
  4. Executar os serviços de restaurante, vinhos e outras bebidas.
  5. Executar confeções de sala e arte cisória.
  6. Planear e executar os diferentes serviços especiais.
  7. Faturar os serviços prestados.
  8. Controlar custos de alimentos e custos de bebidas.
  9. Colaborar na elaboração de cartas de restaurante, bar e vinhos.
  10. Prestar os primeiros socorros e os cuidados básicos de saúde e bem-estar.
  11. Atender e resolver reclamações de clientes.
  12. Efetuar requisições e preencher outra documentação técnica relativa à atividade desenvolvida.

O(a) Técnico(a) de Restaurante/Bar adquire:

  1. Noções de:
    1.1. Controlo de qualidade
    1.2. Informação turística
    1.3. Técnicas básicas de emergência
    1.4. Hábitos e culturas alimentares.
  2. Conhecimentos de:
    2.1. Saúde, higiene e segurança alimentar e profissional.
    2.2. Gestão de equipas.
    2.3. Faturação.
    2.4. Informática na ótica do utilizador.
    2.5. Gestão de stocks.
    2.6. Legislação alimentar e da atividade profissional.
    2.7. Matemática (operações de cálculo numérico, proporções e percentagens).
    2.8. Sistema internacional de unidades de medida (pesos, distâncias, volumes e temperaturas).
    2.9. Confeções de cozinha e pastelaria.
    2.10. Enologia.
    2.11. Processos de acondicionamento e conservação de matérias-primas e produtos alimentares.
    2.12. Técnicas de acolhimento e atendimento de públicos com necessidades especiais.
  3. Conhecimentos aprofundados de:
    3.1. Vocabulário técnico específico.
    3.2. Língua inglesa e outra língua estrangeira (comunicação ao nível do utilizador independente e utilização de vocabulário técnico).
    3.3. Técnicas de comunicação e de vendas.
    3.4. Técnicas de acolhimento e atendimento e gestão de reclamações.
    3.5. Técnicas de planeamento e organização do trabalho de restaurante/bar.
    3.6. Organização do serviço de restaurante.
    3.7. Organização do serviço de bar.
    3.8. Funcionamento e conservação de equipamentos e utensílios de restaurante/bar.
    3.9. Estrutura e composição de cartas e ementas.
    3.10. Características dos alimentos e bebidas servidas em restaurantes, sua composição dietética, valor alimentar e origens.
    3.11. Métodos de serviço de restaurante/bar.
    3.12. Receituário de confeções de sala.
    3.13. Técnicas de arte cisória.
    3.14. Técnicas de empratamento e decoração dos alimentos em sala.
    3.15. Técnicas de confeção, decoração e serviço de bebidas.
    3.16. Regras protocolares do serviço de restaurante e de bar.

O(a) Técnico(a) de Restaurante/Bar adquire as aptidões para:

  1. Limpar os espaços, equipamentos e utensílios utilizados no serviço de restaurante/ bar.
  2. Preparar mobiliário, equipamentos, utensílios, roupas, decorações e outros meios e materiais necessários à execução do serviço de restaurante/bar.
  3. Realizar o aprovisionamento e armazenamento de matérias-primas para o restaurante/bar.
  4. Articular com as secções abastecedoras informações relativas às iguarias a servir, bem como as respetivas quantidades.
  5. Proceder à arrumação, do mobiliário, equipamento, materiais e utensílios do restaurante/bar.
  6. Receber os clientes.
  7. Encaminhar os clientes para os respetivos lugares.
  8. Apresentar a carta/ementa, fornecendo informações e sugestões.
  9. Registar os pedidos, encaminhá-los, e articular o serviço com a secção abastecedora.
  10. Preparar tapas, sandwich e aperitivos sólidos.
  11. Aplicar as técnicas de serviço de alimentos.
  12. Aplicar as técnicas de preparação e serviço de bebidas.
  13. Utilizar as técnicas adequadas de receção e transporte dos alimentos e das bebidas a servir.
  14. Empratar os alimentos e proceder à sua decoração
  15. Aplicar técnicas de confeção de sala e arte cisória.
  16. Aplicar técnicas de serviço de alimentos e bebidas em serviços especiais, de acordo as informações recolhidas junto do cliente.
  17. Utilizar ferramentas informáticas para registar e calcular o consumo do cliente.
  18. Finalizar o atendimento, garantindo a satisfação e fidelização do cliente.
  19. Inventariar as matérias-primas e proceder à respetiva potencialização em venda.
  20. Definir e aplicar capitações dos alimentos e bebidas.
  21. Pesquisar as tendências de mercado associadas ao restaurante e ao bar.
  22. Definir e planificar cartas de restaurante, bar e vinhos, tendo em conta o equilíbrio nutricional e dietético.
  23. Identificar situações de emergência e aplicar técnicas básicas de ajuda.
  24. Aplicar técnicas de atendimento em caso de reclamações de clientes.
  25. Resolver ou encaminhar as reclamações de clientes.
  26. Proceder à requisição das matérias-primas e produtos alimentares/bebidas.

O(a) Técnico(a) de Restaurante/Bar adquire as atitudes para:

  1. Facilitar o relacionamento interpessoal com os colegas e a chefia, com vista à criação de um bom ambiente de trabalho.
  2. Organizar o seu posto de trabalho de forma a permitir responder às solicitações do serviço, interagindo com os outros elementos da equipa.
  3. Agir em conformidade com as normas de segurança e higiene alimentar.
  4. Demonstrar responsabilidade na utilização de mobiliário, equipamento, roupa, baixela e utensílios.
  5. Demonstrar sentido de responsabilidade, capacidade de iniciativa, autodomínio, destreza, autonomia, empenho e disponibilidade.
  6. Transmitir informações técnicas aos diferentes serviços.
  7. Evidenciar cuidados de higiene pessoal.
  8. Comunicar com o cliente, com vista à otimização do atendimento e à qualidade do serviço prestado.
  9. Propor as soluções mais adequadas na resolução de problemas decorrentes das solicitações e reclamações dos clientes.
  10. Agir em conformidade com as normas de segurança e higiene alimentar.
  11. Adaptar-se a novos equipamentos, tecnologias e utensílios.

COMPONENTE SOCIOCULTURAL

Português
Língua estrangeira
Área de Integração
Educação Física
Tecnologias de informação e comunicação

COMPONENTE CIENTÍFICA

Economia
Psicologia
Matemática

COMPONENTE TÉCNICA

Tecnologia Alimentar
Serviços de Restaurante e Bar
Comunicar numa Língua

FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO

EM DESTAQUE

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