Project Description

Técnico(a) de

Instalações Elétricas

Organizar, orientar e executar, a instalação, manutenção e reparação de instalações elétricas de utilização de baixa e média tensão, instalações de telecomunicações em edifícios, de comando, sinalização e proteção, industriais e de distribuição de energia elétrica, de acordo com as normas de higiene, segurança e proteção do ambiente e os regulamentos específicos em vigor.

EFETUAR PRÉ-INSCRIÇÃO
DOWNLOAD DO REFERENCIAL DE DUPLA CERTIFICAÇÃO

O que podes usufruir de forma gratuita:

Alimentação
Transportes
Material de Estudo
Bolsa de Formação
Visitas de Estudo
Erasmus+
Bolsa de Mérito
Intercâmbio
Alojamento

Perfil Profissional

O(a) Técnico(a) de Instalações Elétricas deverá:

  1. Preparar e organizar o trabalho a fim de efetuar a instalação, manutenção e/ou reparação de instalações elétricas de utilização de baixa e média tensão, de comando, sinalização e proteção, industriais, de distribuição de energia elétrica e instalações de telecomunicações em edifícios.
    1.1. Analisar projetos e desenhos esquemáticos de equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações elétricas e de instalações de telecomunicações em edifícios, nomeadamente, instruções técnicas, regulamentação específica e manuais de fabricante, a fim de proceder à sua instalação, manutenção ou reparação;
    1.2. Verificar e preparar os equipamentos, as ferramentas e os materiais adequados à instalação e/ou reparação de equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações elétricas de utilização de baixa e média tensão, de comando, sinalização e proteção, industriais, de distribuição de energia elétrica e instalações de telecomunicações em edifícios.
  2. Orientar e/ou efetuar a instalação de equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações elétricas de utilização de baixa e média tensão, de comando, sinalização e proteção, industriais e de distribuição de energia elétrica, de acordo com as instruções técnicas e plano de instalação.
    2.1. Efetuar a montagem e a ligação dos circuitos e dos equipamentos adequados à instalação a realizar;
    2.2. Efetuar ensaios e colocar em funcionamento os equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações elétricas de utilização de baixa e média tensão, de comando, sinalização e proteção, industriais e de distribuição de energia elétrica, verificando a operacionalidade dos sistemas, efetuando as correções e regulações necessárias, a fim de garantir o seu correto funcionamento.
  3. Orientar e/ou efetuar manutenções preventivas e corretivas em equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações elétricas de utilização de baixa e média tensão, de comando, sinalização e proteção, industriais e de distribuição de energia elétrica, utilizando tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, a fim de otimizar o seu funcionamento, assegurando a qualidade do serviço prestado, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
    3.1. Verificar, periodicamente, quando planeado, as condições de funcionamento e diagnosticar eventuais deficiências e/ou avarias de equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações elétricas de utilização de baixa e média tensão, de comando, sinalização e proteção, industriais e de distribuição de energia elétrica, efetuando os ensaios e as medições adequados de acordo com instruções técnicas e manuais de fabricante;
    3.2. Reparar e/ou corrigir deficiências em equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações elétricas de utilização de baixa e média tensão, de comando, sinalização e proteção, industriais e de distribuição de energia elétrica, substituindo e/ou reparando os componentes e equipamentos danificados, a fim de garantir o seu correto funcionamento e os padrões de qualidade exigidos.
  4. Efetuar a instalação de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, utilizando tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, de acordo com as instruções técnicas, regulamentação específica e manuais de fabricante, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
    4.1. Instalar equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, executando a instalação dos sistemas de gestão técnica centralizada em edifícios, de acordo com a regulamentação específica e as instruções planeadas;
    4.2. Colocar em funcionamento os equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios e efetuar os ensaios adequados, a fim de garantir o seu correto funcionamento e os padrões de qualidade exigidos.
  5. Efetuar manutenções preventivas e corretivas de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, utilizando tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, a fim de assegurar o seu correto funcionamento, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
    5.1. Diagnosticar anomalias, deficiências e/ou avarias em equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, efetuando testes de funcionamento, a fim de identificar falhas ou confirmar anomalias detetadas pelo cliente e/ou serviço;
    5.2. Corrigir deficiências em equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, efetuando a respetiva correção necessária para o seu adequado funcionamento.
  6. Efetuar orçamentos relativos à execução, manutenção e/ou reparação de instalações elétricas, efetuando, nomeadamente, os cálculos de materiais, equipamentos, mão de-obra e tempos de trabalho.
  7. Prestar assistência técnica a clientes esclarecendo possíveis dúvidas sobre o funcionamento de equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações elétricas intervencionadas.
  8. Elaborar relatórios e preencher documentação técnica relativa à atividade desenvolvida.

O(a) Técnico(a) de Instalações elétricas adquire:

  1. Noções de:
    1.1. Inglês técnico.
    1.2. Electromecânica.
    1.3. Orçamentação.
    1.4. Informática na ótica do utilizador.
  2. Conhecimentos de:
    2.1. Matemática.
    2.2. Física e Química.
    2.3. Desenho esquemático.
    2.4. Electrónica analógica e digital.
    2.5. Luminotecnia.
    2.6. Optoelectrónica.
    2.7. Fibras óticas.
    2.8. Máquinas elétricas.
    2.9.Automação e comando.
    2.10. Técnicas de manutenção.
    2.11. Infraestruturas de telecomunicações em edifícios (ITED).
    2.12. Produção, transporte, transformação e distribuição de energia elétrica.
    2.13. Planeamento e organização do trabalho.
    2.14. Sistemas e técnicas de medida.
    2.15. Gestão de equipas.
    2.16. Normas e padrões de qualidade.
    2.17. Aparelhos de teste e de medida – características e aplicações.
    2.18. Tecnologia dos materiais elétricos e eletrónicos.
    2.19. Segurança, higiene, saúde e proteção ambiental aplicadas à atividade profissional.
    2.20. Legislação aplicada à atividade profissional.
    2.21. Projetos de instalações elétricas prediais, industriais, alimentação e distribuição de energia elétrica.
    2.22. Tipologia e funcionamento de instalações elétricas e sistemas elétricos e eletrónicos.
    2.23. Tipologia e caracterização dos materiais e ferramentas aplicados à instalação, manutenção e reparação de instalações elétricas e sistemas elétricos e eletrónicos.
  3. Conhecimentos aprofundados de:
    3.1. Electricidade.
    3.2. Tecnologia dos materiais utilizados nas instalações elétricas.
    3.3. Tecnologia dos equipamentos e ferramentas utilizados nas instalações elétricas.
    3.4. Normas, regulamentação e procedimentos aplicáveis na instalação, manutenção e reparação de equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações elétricas prediais e industriais.
    3.5. Tecnologia dos equipamentos e ferramentas utilizados na instalação, manutenção e reparação de equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações elétricas prediais e industriais.
    3.6. Técnicas de instalação e ensaio de equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações elétricas prediais e industriais.
    3.7. Técnicas de manutenção preventiva e corretiva de equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações elétricas prediais e industriais.
    3.8. Princípios de funcionamento e regulação de equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações elétricas prediais e industriais.
    3.9. Princípios de funcionamento e regulação de equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações de telecomunicações em edifícios.
    3.10. Tecnologias dos equipamentos e ferramentas utilizadas na instalação, manutenção e reparação de equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações de telecomunicações em edifícios.
    3.11. Técnicas de instalação e ensaio de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios.
    3.12. Técnicas de manutenção preventiva e corretiva de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios.

O(a) Técnico(a) de Instalações Elétricas adquire as aptidões para:

  1. Selecionar componentes, materiais e equipamentos, com base nas suas características tecnológicas e de acordo com as normas e os regulamentos existentes.
  2. Interpretar e utilizar manuais, esquemas e outra literatura técnica fornecida pelos fabricantes.
  3. Identificar e avaliar as propriedades, características e aplicações dos equipamentos, ferramentas, componentes e materiais utilizados na execução, reparação e manutenção de instalações elétricas.
  4. Interpretar especificações técnicas relativas às instalações elétricas e à sua instalação, reparação e manutenção.
  5. Identificar os circuitos e os equipamentos elétricos a instalar e definir a sua distribuição e posicionamento.
  6. Interpretar projetos e esquemas de instalações elétricas e de comunicação prediais e industriais.
  7. Avaliar as condições de infraestrutura e alimentação dos sistemas elétricos e de comunicações em edifícios.
  8. Analisar condições técnicas de uma instalação elétrica predial e industrial.
  9. Avaliar as técnicas de conservação de energia em instalações prediais e industriais.
  10. Avaliar os princípios básicos da luminotecnia.
  11. Avaliar os princípios da automação das instalações elétricas prediais e industriais.
  12. Propor a racionalização de energia elétrica e a utilização de fontes de energia alternativas.
  13. Aplicar os regulamentos e normas de segurança, higiene, saúde e proteção ambiental respeitantes à atividade profissional desenvolvida.
  14. Definir os métodos de trabalho, os meios humanos e os materiais necessários à instalação, manutenção e reparação de instalações elétricas.
  15. Orientar tecnicamente os trabalhos de instalação, de manutenção e de reparação de instalações elétricas.
  16. Utilizar as técnicas e os processos de preparação de equipamentos, ferramentas, componentes e materiais adequados à execução de instalações elétricas e à sua manutenção.
  17. Utilizar os processos e as técnicas de instalação, manutenção e reparação de equipamentos e sistemas de instalações elétricas.
  18. Utilizar os métodos e as técnicas de verificação e ensaio do funcionamento e diagnóstico de deficiências de instalações elétricas.
  19. Utilizar os processos e as técnicas de instalação, manutenção e reparação de instalações de utilização, industriais e de transporte e distribuição de energia elétrica.
  20. Utilizar os processos e as técnicas de instalação de equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações de telecomunicações em edifícios.
  21. Utilizar os métodos e as técnicas de verificação e ensaio do funcionamento e diagnóstico de deficiências de instalações de telecomunicações em edifícios.
  22. Utilizar os processos e as técnicas associados às manutenções preventivas e corretivas em equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações de telecomunicações em edifícios.
  23. Interpretar anomalias de funcionamento de instalações elétricas e formular hipóteses de causas prováveis.
  24. Utilizar os métodos e as técnicas de estimativas de custos e de elaboração de orçamentos relativos a instalações elétricas e à sua reparação.
  25. Utilizar a documentação técnica respeitante à atividade desenvolvida e os procedimentos relativos à elaboração de relatórios.

O(a) Técnico(a) de Instalações Elétricas adquire as atitudes para:

  1. Trabalhar em equipas multidisciplinares e multifuncionais.
  2. Comunicar conceitos e ideias de forma clara.
  3. Adaptar-se aos novos materiais, processos e tecnologias de conceção e produção.
  4. Integrar as normas e procedimentos de segurança, higiene e saúde no exercício da sua atividade profissional.
  5. Agir com iniciativa e demonstrar capacidade de análise no sentido de encontrar soluções na resolução de problemas técnicos.
  6. Interagir com outros intervenientes no processo de instalação e/ou manutenção e reparação, de forma a responder às solicitações do serviço.
  7. Demonstrar criatividade, autonomia e espírito inovador.

COMPONENTE SOCIOCULTURAL
Português
Língua Estrangeira
Área de Integração
Educação Física
Tecnologias da Informação e Comunicação

COMPONENTE CIENTÍFICA
Física e Química
Matemática

COMPONENTE TECNOLÓGICA
Tecnologias Aplicadas
Desenho Esquemático
Eletricidade e Eletrónica
Práticas Oficinais

FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO

EM DESTAQUE

Aqui podes encontrar os cursos que estão disponíveis na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Rodo