Project Description
Auxilia na prestação de cuidados de saúde aos utentes, na recolha e transporte de amostras biológicas, na limpeza, higienização e transporte de roupas, materiais e equipamentos, na limpeza e higienização dos espaços e no apoio logístico e administrativo das diferentes unidades e serviços de saúde, sob orientações do profissional de saúde.
O que podes usufruir de forma gratuita:
Perfil Profissional
O(a) Técnico(a) de Auxiliar de Saúde deverá:
- Auxiliar na prestação de cuidados aos utentes, de acordo com orientações do enfermeiro.
1.1. Ajudar o utente nas necessidades de eliminação e nos cuidados de higiene e conforto de acordo com orientações do enfermeiro;
1.2. Auxiliar o enfermeiro na prestação de cuidados de eliminação, nos cuidados de higiene e conforto ao utente e na realização de tratamentos a feridas e úlceras;
1.3. Auxiliar o enfermeiro na prestação de cuidados ao utente que vai fazer, ou fez, uma intervenção cirúrgica;
1.4. Auxiliar nas tarefas de alimentação e hidratação do utente, nomeadamente na preparação de refeições ligeiras ou suplementos alimentares e no acompanhamento durante as refeições;
1.5. Executar tarefas que exijam uma intervenção imediata e simultânea ao alerta do profissional de saúde;
1.6. Auxiliar na transferência, posicionamento e transporte do utente, que necessita de ajuda total ou parcial, de acordo com orientações do profissional de saúde. - Auxiliar nos cuidados post-mortem, de acordo com orientações do profissional de saúde.
- Assegurar a limpeza, higienização e transporte de roupas, espaços, materiais e equipamentos, sob a orientação de profissional de saúde.
3.1.Assegurar a recolha, transporte, triagem e acondicionamento de roupa da unidade do utente, de acordo com normas e/ou procedimentos definidos;
3.2. Efectuar a limpeza e higienização das instalações/ superfícies da unidade do utente, e de outros espaços específicos, de acordo com normas e/ou procedimentos definidos;
3.3. Efectuar a lavagem e desinfeção de material hoteleiro, material clínico e material de apoio clínico em local próprio, de acordo com normas e/ou procedimentos definidos;
3.4. Assegurar o armazenamento e conservação adequada de material hoteleiro, material de apoio clínico e clínico de acordo com normas e/ou procedimentos definidos;
3.5. Efectuar a lavagem (manual e mecânica) e desinfeção química, em local apropriado, de equipamentos do serviço, de acordo com normas e/ou procedimentos definidos;
3.6. Recolher, lavar e acondicionar os materiais e equipamentos utilizados na lavagem e desinfeção, de acordo com normas e/ou procedimentos definidos, para posterior recolha de serviço interna ou externa;
3.7. Assegurar a recolha, triagem, transporte e acondicionamento de resíduos hospitalares, garantindo o manuseamento e transporte adequado dos mesmos de acordo com procedimentos definidos. - Assegurar atividades de apoio ao funcionamento das diferentes unidades e serviços de saúde.
4.1. Efectuar a manutenção preventiva e reposição de material e equipamentos;
4.2. Efectuar o transporte de informação entre as diferentes unidades e serviços de prestação de cuidados de saúde;
4.3. Encaminhar os contactos telefónicos de acordo com normas e/ ou procedimentos definidos;
4.4. Encaminhar o utente, familiar e/ou cuidador, de acordo com normas e/ ou procedimentos definidos. - Auxiliar o profissional de saúde na recolha de amostras biológicas e transporte para o serviço adequado, de acordo com normas e/ou procedimentos definidos.
O(a) Técnico(a) Auxiliar de Saúde adquire:
- Noções de:
1.1. Alcoolismo e a toxicodependência.
1.2. Alimentação, nutrição, dietética e hidratação: conceitos, classificação, composição dietética dos alimentos, necessidades no ciclo de vida e terapêuticas nutricionais.
1.3. Acesso à saúde.
1.4. Doenças profissionais: tipologia e causas.
1.5. Ergonomia: conceito.
1.6. Estruturas Prestadoras de Cuidados de Saúde: diferentes contextos.
1.7. Grupos: conceito e princípios de funcionamento.
1.8. Hepatite e tuberculose.
1.9. Interculturalidade e género na saúde.
1.10. Morte e luto.
1.11. Necessidades humanas básicas.
1.12. Negligência, mal tratos e violência.
1.13. Políticas e orientações no domínio da saúde.
1.14. Direitos e deveres da utente que recorre aos serviços de saúde.
1.15. Qualidade em saúde.
1.16. Saúde mental: doença mental e alterações/perturbações mentais: conceito.
1.17. Sistemas, subsistemas e seguros de saúde.
1.18. Trabalho em equipa: equipas multidisciplinares em saúde.
1.19. VIH-Sida. - Conhecimentos de:
2.1. Lavagem, desinfeção, esterilização: princípios, métodos e técnicas associadas.
2.2. Pele e sua integridade: estrutura, funções, envelhecimento e implicações nos cuidados de saúde, fatores que interferem na cicatrização, conceito de ferida aguda e crónica.
2.3. Privacidade e intimidade nos cuidados de higiene e eliminação; fatores ambientais e pessoais propiciadores de conforto e desconforto.
2.4. Acompanhamento da criança nas atividades diárias: especificidades.
2.5. Acompanhamento do utente com alterações de saúde mental nas atividades diárias: especificidades.
2.6. Acompanhamento do utente em situação vulnerável nas atividades diárias: especificidades.
2.7. Acompanhamento do idoso nas atividades diárias: especificidades.
2.8. Acompanhamento nas atividades diárias ao utente em final de vida: especificidades.
2.9. Armazenamento e conservação de material de apoio clínico, material clínico desinfetado /esterilizado: métodos e técnicas.
2.10. Atendimento telefónico e presencial em Serviços de Saúde.
2.11. Circuitos de informação e mecanismos de articulação entre unidades e serviços.
2.12. Comunicação e interculturalidade em Saúde.
2.13. Comunicação e o Género em Saúde.
2.14. Comunicação na interação com indivíduos: em situações de vulnerabilidade; com alterações sensoriais; com alterações de comportamento, e/ou alterações ou perturbações mentais.
2.15. Comunicação na interação com o utente, cuidador e/ ou família.
2.16. Confecção de refeições ligeiras e suplementos alimentares.
2.17. Cuidados de apoio à eliminação: materiais, técnicas e dispositivos de apoio, sinais de alerta.
2.18. Cuidados de higiene e conforto: materiais, técnicas e dispositivos de apoio.
2.19. Cuidados na alimentação e hidratação oral: técnicas, riscos e sinais de alerta.
2.20. Direitos e deveres do Auxiliar de Saúde.
2.21. Equipamento de proteção individual (utilização e descarte).
2.22. Equipas multidisciplinares nos diferentes contextos da saúde.
2.23. Erro Humano: Conceito, causas e consequências.
2.24. Etapas do ciclo de vida do homem.
2.25. Anatomia e fisiologia do corpo Humano: noções gerais.
2.26. Sistemas circulatório, respiratório, nervoso, músculo-esquelético, urinário, genito-reprodutor, gastrointestinal, neurológico, endócrino e os órgãos dos sentidos: sinais e sintomas de alerta de problemas associados: noções gerais.
2.27. Lavagem de materiais e equipamentos utilizados na lavagem, higienização e desinfeção de instalações/superfícies do serviço/unidade: métodos e técnicas.
2.28. Lavagem e desinfeção de equipamentos do serviço/unidade: métodos e técnicas.
2.29. Lavagem e desinfeção de materiais hoteleiros, apoio clínico e clínico: métodos e técnicas.
2.30. Lavagem e higienização de instalações e mobiliário da unidade do utente: processo, métodos e técnicas.
2.31. Legislação de enquadramento da atividade profissional.
2.32. Legislação no âmbito da prevenção e controlo da Infeção.
2.33. Logística e reposição de materiais.
2.34. Manutenção preventiva de equipamentos próprios a cada serviço.
2.35. Medidas de prevenção, proteção e tipos de atuação no âmbito da SHST.
2.36. Sistema integrado de emergência médica.
2.37. Tratamento de resíduos: recolha, triagem transporte e acondicionamento e manuseamento.
2.38. Perfil profissional Auxiliar de Saúde: contexto de intervenção.
2.39. Posicionamento, mobilização, transferência e transporte: conceito, princípios, e ajudas técnicas.
2.40. Prevenção e controlo da infeção: princípios, medidas e recomendações.
2.41.Princípios éticos no desempenho profissional.
2.42. Qualidade e higiene alimentar.
2.43. Primeiros socorros.
2.44. Técnicas de banho na cama e na casa de banho.
2.45. Técnicas de fazer de desfazer camas, berços e macas desocupadas.
2.46. Técnicas de vestir e despir.
2.47. Técnicas preventivas de controlo e gestão do stress profissional nomeadamente em situações limite, sofrimento e agonia.
2.48. Tipologia de equipamentos de serviço/unidades no âmbito dos cuidados diretos ao utente.
2.49. Tipologia de materiais de apoio clínico e material clínico.
2.50. Tipologia de materiais de cada serviço: tipo de utilização, função e mecanismos de controlo de gastos associados.
2.51. Tipologia de materiais e produtos de higiene e limpeza da unidade do utente: tipo de utilização, manipulação e modo de conservação.
2.52. Técnicas de cuidados ao corpo post-mortem.
2.53. Tipologia de produtos de lavagem, desinfeção, esterilização: aplicação e recomendações associadas.
2.54. Tipologia de resíduos.
2.55. Tipologia de roupa.
2.66. Tipologia e características dos serviços/unidades no âmbito dos cuidados diretos ao utente: consultas, serviço laboratório e patologia clínica, farmácia, estomatologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, imagiologia-diagnóstico e terapêutica, cardiologia, pediatria, ginecologia e obstetrícia, fisioterapia e reabilitação, urgência, neurofisiologia e electroconvulsivoterapia, ortopedia e traumatologia, medicina nuclear e farmácia.
2.57. Transporte de amostras biológicas: procedimentos e protocolos.
2.58. Tratamento de roupas – recolha, manuseamento, triagem, transporte e acondicionamento.
O(a) Técnico(a) de Auxiliar de Saúde adquire as aptidões para:
- Aplicar as medidas de prevenção, proteção e tipos de atuação no âmbito da higiene e segurança no trabalho.
- Aplicar as técnicas de higienização das mãos, de acordo com normas e procedimentos definidos.
- Aplicar as técnicas de lavagem (manual e mecânica) e desinfeção aos equipamentos do serviço.
- Aplicar as técnicas de lavagem (manual e mecânica) e desinfeção a material hoteleiro, material de apoio clínico e material clínico.
- Aplicar as técnicas de lavagem higienização das instalações e mobiliário da unidade do utente/serviço.
- Aplicar as técnicas de tratamento de resíduos: receção, identificação, manipulação, triagem, transporte e acondicionamento.
- Aplicar as técnicas de tratamento de roupa: recolha, triagem, transporte e acondicionamento.
- Aplicar as técnicas de tratamento, lavagem (manual e mecânica) e desinfeção aos equipamentos e materiais utilizados na lavagem e higienização das instalações/superfícies da unidade/serviço.
- Aplicar normas e procedimentos a adotar perante uma situação de emergência no trabalho.
- Aplicar normas e procedimentos de qualidade.
- Aplicar os métodos e técnicas de lavagem, desinfeção e esterilização de materiais.
- Aplicar técnicas de apoio à eliminação manuseando os dispositivos indicados: cadeira sanitária; arrastadeira; urinol; fralda; saco de drenagem de urina (despejo).
- Aplicar técnicas de apoio à higiene e conforto, na cama e na casa de banho.
- Aplicar técnicas de apoio na alimentação e hidratação oral.
- Aplicar técnicas de armazenamento e conservação de material de apoio clínico, material clínico desinfetado/esterilizado.
- Aplicar técnicas de comunicação na interação com o indivíduo com alterações sensoriais.
- Aplicar técnicas de comunicação na interação com o indivíduo em situação de vulnerabilidade.
- Aplicar técnicas de comunicação na interação com o indivíduo, cuidador e/ou família com alterações de comportamento ou alterações ou perturbações mentais.
- Aplicar técnicas de comunicação no atendimento presencial e telefónico em serviços de saúde.
- Aplicar técnicas preventivas de controlo e gestão do stress profissional nomeadamente em situações limite, sofrimento e agonia.
- Cumprir e aplicar procedimentos definidos.
- Preparar e aplicar os diferentes tipos de produtos de lavagem, desinfeção e esterilização.
- Preparar um tabuleiro de alimentação, segundo plano alimentar/ dietético, prescrito.
- Preparar, acondicionar e conservar alimentos frescos e confecionados, para pequenas refeições e suplementos alimentares, prescritas em plano alimentar/dietético.
- Utilizar e descartar corretamente o equipamento de proteção individual adequado.
- Utilizar o equipamento de proteção individual adequado.
O(a) Técnico(a) Auxiliar de Saúde adquire as atitudes para:
- Adaptar-se e atualizar-se a novos produtos, materiais, equipamentos e tecnologias.
- Agir em função das orientações do profissional de saúde e sob a sua supervisão.
- Agir em função de normas e/ou procedimentos.
- Agir em função de princípios de ética.
- Agir em função de diferentes contextos institucionais no âmbito dos cuidados de saúde.
- Agir em função do estado de saúde do utente, segundo orientação do profissional de saúde.
- Agir em função dos aspetos culturais dos diferentes públicos.
- Assumir uma atitude de melhoria contínua.
- Concentrar-se na execução das tarefas.
- Trabalhar em equipa multidisciplinar.
- Agir em função do bem-estar de terceiros.
- Comunicar de forma clara e assertiva.
- Cuidar da sua apresentação pessoal.
- Demonstrar compreensão, paciência e sensibilidade na interação com utentes.
- Demonstrar interesse e disponibilidade na interação com utentes, familiares e/ou cuidadores.
- Demonstrar interesse e disponibilidade na interação com os colegas de trabalho.
- Demonstrar segurança durante a execução das tarefas.
- Autocontrolar-se em situações críticas e de limite.
COMPONENTE SOCIOCULTURAL
Português
Língua estrangeira
Área de Integração
Educação Física
Tecnologias de informação e comunicação
COMPONENTE CIENTÍFICA
Biologia
Física e Química
Matemática
COMPONENTE TÉCNICA
Gestão e Organização dos Serviços e Cuidados de Saúde
Higiene, Segurança e Cuidados Gerais
Saúde
Comunicação e Relações Interpessoais
FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO
EM DESTAQUE
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