Dia Mundial da Luta contra o Cancro.

Saiba como viver com e para além do cancro da mama

A Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia lembra que o acesso a informação fidedigna é uma ferramenta fundamental na luta e controlo da doença.

Esta sexta-feira, 4 de fevereiro, assinala-se o Dia Mundial de Luta contra o Cancro e a Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia (AICSO) defende que o acesso a informação fidedigna é uma ferramenta fundamental na luta e no controlo da doença.

Por isso, e em parceria com a Sociedade Portuguesa de Senologia, a AICSO publicou, no seu canal de YouTube, 19 vídeos informativos sobre os diferentes tipos de cancro da mama, com testemunhos de sobreviventes e não só, que respondem a perguntas como: “Que tipos de cancro da mama existem?”, “Como se vive com cancro da mama avançado?”, “Quais os tratamentos e que tipo de reabilitação e exercício físico se pode fazer?”, “Que opções existem ao nível da reabilitação cognitiva e psicológica e que progressos há no que toca a inovação e investigação?”.

Um dos temas em destaque é o cancro da mama avançado, ou metastático, isto é, quando a doença se disseminou para outras partes do corpo e a pessoa terá de viver com ela para sempre, à semelhança do que acontece com outras doenças crónicas.
Segundo a AICSO, os progressos científicos e o seu contributo no desenvolvimento de tratamentos permitem que haja cada vez mais sobreviventes com cancro da mama metastático a viver uma vida mais longa e de melhor qualidade. “O acesso à informação, o apoio e a integração destes sobreviventes na sociedade são essenciais para que tal aconteça”, pode ler-se no comunicado.

”Acreditamos que uma população informada consegue tomar as melhores decisões”, afirma Ana Joaquim, vice-presidente da AICSO, no referido comunicado.

Note que um estudo ibérico divulgado no passado dia 12 de janeiro revela que, exclusivamente nas mulheres, o cancro da mama é o de maior incidência em Portugal, sendo o segundo cancro mais mortal para as mulheres.

(Texto retirado do site: https://sic.pt/sic-mulher/dia-mundial-da-luta-contra-o-cancro-saiba-como-viver-com-e-para-alem-do-cancro-da-mama/)